quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

23 de Janeiro

O homem que circum-percorreu o mundo


Dasha Ulugbek [dizem] começou suas três voltas ao redor do Globo [um evidente exagero, denunciado mais tarde pelo geógrafo soviético Serguei Kovinev] no dia de hoje, no ano [calendário herético] de 1138. Dizem as seis lendas [eram mais, porém a sétima foi considerada subversiva pelo governo do General Chavkat e queimada] que o jovem [doze ou treze anos] Dasha Ulugbek deu o seu primeiro passo e topou com um velho de rugas de canyon e perguntou onde era certa aldeia [há 99 versões do seu nome, todas inconfiáveis].

A resposta Harruzsmachir-Kaj-Bakashtimoor desafiou linguistas até o século XIX. Significa:

- Você não poderá chegar lá, daqui.

Ulugbek apenas colocou o primeiro pé adiante do segundo e se deslocou. E pôs o segundo à frente do primeiro, e se deslocou mais. Concluiu que esta era a essência do caminhar: os pés um após o outro, o outro após o um. Cabeça vazia, nada além do puro ir. E descansar sob uma árvore e fugir de bois e pedir comida e levar surras e sobreviver às surras. Perguntava da aldeia. Respondiam:

- Você não poderá chegar lá, daqui.

E ele colocava o primeiro pé adiante do segundo.

Trinta ou Trezentos anos depois [as versões variam ridiculamente] um velho chegou. Disse que era Dasha Ulugbek, e que o mundo não era infinito e dera voltas a ele. Consideraram-no fantasma. Ou farsa. A Escola Soviética de Geografia, inimiga dos sobrenaturais, apoiou a segunda opinião. Nunca se soube da aldeia - não na versão oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário