domingo, 24 de fevereiro de 2013

24 de Fevereiro

O dia das três raças


Diz a história que três reis [antigamente se diziam que eram magos, mas críticas de que a história era muito parecida com outra, em voga no Oriente Médio, apagou a sua profissão], em ano indefinido visitaram o que era então um deserto. Uma mulher em trabalho de parto os esperava numa caverna. Os reis [dos quais a multiplicidade de versões dos nomes tira a credibilidade de todas] lhes deram presentes, água, amêndoas e [inevitavelmente] ouro e foram embora.

Da China viera um dos reis. O outro da longínqua planície do Hindustão. O terceiro fizera longa viagem das margens do mar Cáspio, do reino dos Colchos, embora a própria história diga que ele simboliza todos os povos ao poente. E a criança, por ter nascido em um território vazio entre três povos sem nada em comum seria o primeiro amhitariano. O qual inevitavelmente tem um nome simbólico, Murbek, que no dialeto Bakhmar significa Pioneiro.

De tão combatida essa história pelos intelectuais, queda quase inexplicável que o dia de hoje [dia zero do mês Hoxxthur, de acordo com o ilógico calendário Khazyr] continue fazendo parte da lista de efemérides de Amhitar. A Enciclopédia Soviético-Proletária da Ásia Central, edição de 1966, elaborada pela Academia do mesmo nome, explica tal fato como uma reminiscência de um domínio feudal, o qual o próprio progresso da Revolução tratará de apagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário