terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

26 de Fevereiro


Fundação dos Vencidos

A Confraria Lítero-Funerária dos Vencidos da Vida detonou seu primeiro velório [é como eles denominavam suas reuniões], constando de contagem das vítimas [lista de chamada dos confrades], orações fúnebres [leitura de poemas e contos e breves ensaios] e última refeição dos condenados [um pequeno coquetel com licores e doces e salgadinhos] neste dia em 1888, data que eles se recusaram a traduzir em outros calendários, levando às [quase] costumeiras acusações de ocidentalismo.
Os jovens escritores [casacas, cartolas, coletes e pó escurecido abaixo dos olhos para acentuar o cansaço existencial] bradavam ser herdeiros dos dois Byrons, o falso (de certo país ilhéu) e de Byron Jasur, poeta já falecido que não negava que seu pseudônimo era homenagem ao outro. A poesia dos rapazes [acusada pelos bolcheviques de ser sintoma da decadência burguesa e pelos tradicionalistas de vilipendiar o Espírito da Pátria] foi criticada como sendo em todo o mundo a mais densa em menções a ataúdes, tumbas, coveiros, caveiras, alívio da morte, despedidas desse mundo vil e alegre partida para o pó.

Apesar de todo esse funebrismo os Vencidos da Vida conseguiam vencer algo, a resistência das moças. Suas festas [todos vestidos de decepcionados e ansiando pela morte] permitiam continuações nas quais uma ou outra peça de roupa feminina ficava esquecida no chão. [Talvez] invejosos os acusavam de embusteiros que só queriam garotas.

Retrucavam lendo poemas sobre esqueletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário