terça-feira, 5 de março de 2013

05 de Março

A vergonhosa Engenharia


Quis o destino [mas o destino não existe] que após sete anos de escavações o relatório sobre A História da Engenharia em Amhitar fosse entregue na data de hoje em 1945, quando o Exército Vermelho [com muitos amhitarianos nele engajados na marra] forçava a entrada em Berlim e o mundo regurgitava patriotismos. O Engenheiro Stephen Dilobar subiu na tribuna da Academia Soviético-Proletária, o correspondente do Pravda de Moscou e o sub-secretário-geral do Partido em riste:

Outros povos construíram Esfinges. Outros, o Taj Mahal. A primeira obra de engenharia em Amhitar foi uma latrina.

E seguiu inexorável relatando como as escavações na antiga cidadela de Aktash revelaram um conjunto de banheiros com dutos de impecável argila levando os dejetos para longe dos olhos [e narizes] humanos. Continuou:

Por tal obra, o povo amhitariano deve ser considerado maior que os Egípcios e os Hindus, os Gregos e todos os demais. Pois, o que é mais útil, uma pirâmide ou um cano de esgoto?

Stephen Dilobar [já suspeito por seu prenome ocidental] só via eficiências engenheirísticas e para ele um tijolo era mais importante que a Bíblia. O Politburo do Partido, no entanto, considerou vergonhosa sua descoberta.

No dia seguinte foi transferido para uma distante hidrelétrica às margens do rio Lena. Transferido mais não vencido, escreveu uma História dos Dejetos no Antigo Turquestão, durante muito tempo só disponível em cópias clandestinas mimeo a álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário