sexta-feira, 15 de março de 2013

15 de Março

Início da [quase] idade de Ouro


Os Farathomyr [ou Fharathomyr], uma bela raça de cavaleiros, homens valentes na guerra, trabalhadores na paz, ajudados por suas mulheres sedutoras na juventude, prudentes na madureza, estabeleceram-se vindos do Nor-Noroeste e fundaram um Império cujo domínio se fundamentava no justiça, e levaram as nossas fronteiras desde o Ponto Euxino às praias do Golfo Pérsico. Foi a Idade de Ouro de Amhitar!

Durante mais de século as crianças tiveram de decorar essa frase que inicia a obra de Dilafruz Michelet previsivelmente intitulada A Idade de Ouro da Nossa Pátria. O revisionismo histórico [sempre existente] foi menos condescendente com essa fase da história amhitariana. Certo, os Farathomyr dominaram vagamente o território que seria Amhitar desde o ano 243 D.C. [uma das poucas datas precisas em época tão recuada, sendo no entanto o dia de hoje para aquele em que cruzaram o rio Syr-Daria baseado mais em tradição que em pesquisas] até o começo da domínio da estranha seita dos Khazyr, uns três séculos depois.

Os desenhos nos livros que os apresentavam belos e altos não passariam de fantasia, assim como o exagerado poder atribuído ao seu Império. Não vieram do Nor-Noroeste, seus homens não eram valentes nem trabalhadores e até sobre suas mulheres pesam suspeitas [o Monge Gelasiminius declarou que eram todas umas megeras pouco fiéis, mas a opinião de um prelado ranzinza sobre tal assunto nem sempre deve ser tomada sem alguma suspeita]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário