domingo, 17 de março de 2013

17 de Março

A Jornada Cinza


Bonito dia – disse Konstantin Petrovich von Kaufmann, General, bigodes e uniforme bordado, entregando as luvas ao ajudante de ordens capitão Andrei Ilianovitch Kaissarov, recebendo uma taça de chá do pressuroso Coronel de hussardos Piotr Feodorovitch Obolenski, enquanto o delicado Tenente Nicolau Platonovitch Raievski lhe afastava a cadeira para que o chefe pudesse se sentar.

Podem começar o trabalho - disse ele enfiando o guardanapo na gola, a sua tenda na colina Akbuyra atulhada de puxa-sacos. O trabalho era convencer as pessoas daquela cidade de que deveriam se submeter ao Czar ou ir ao Céu hoje mesmo. O 3º batalhão de Novossibirski teve a honra de matar as primeiras vítimas com um tiro de canhão certeiro na torre do extremo Leste.

O ataque do exército russo teve precisão milimétrica na cidade enfraquecida e após sete vagas de infantaria e três da cavalaria cossaca, além do bombardeio com morteiros, o último sub-xeque decretou a rendição. O General von Kaufmann entrou a cavalo [dizem que olhando as unhas, embora essa versão possa ser considerada demasiado raivosa].

O dia da conquista de Shamaekhant foi ensinado às crianças como sendo O raio de Luz Civilizadora [durante o domínio czarista], A Jornada Cinza [pelo movimento nacionalista], e um exemplo da maldade do Imperialismo Russo [durante os primeiros dias do bolchevismo, embora os novos donos de poder logo se tenham lembrado que eles também eram russos, e retiraram a versão].

Nenhum comentário:

Postar um comentário