segunda-feira, 18 de março de 2013

18 de Março

A Família-Lobo


Lev Muzaffar [por vinte e três anos] agarrou dentes e unhas o sonho de enfiar seringas e rasgar pessoas com bisturis. A falência do pai então rico no dia de hoje em 1851 [estranho dia para uma efeméride, que costuma ser celebratória de coisas boas] o expulsou da Faculdade de Medicina de Dacca. Magoado com o mundo, enfiou um diploma mais barato [o de professor primário] debaixo do braço, puxou a mulher e as três filhas para Loyish, a Miserável [a menor e mais longínqua das cidades] e entre as aulas para a escola local se meteu a ouvir pessoas mais miseráveis que ele.

A Mitologia dos Leões de Oito Caudas, o Análise do Dragão de Dentes de Prata [uma variação de uma história análoga contada pelos alegres irmãos Shahlo] e dezessete outros opúsculos sobre o folclore dos pobres inundaram a pauta de duas pequenas gráficas em Delhi.

O problema avalanchou-se quando o folclorista [na cabeça do povo] de analista passou a cobrir-se de pelos [seus hábitos de reclusão ajudando muito nessa metamorfose das fofocas] a passear com uivos pela noite, e voava com asas de dragão amarelo. Suas filhas [que, devotadas ao pai, não eram muito propensas às propostas de namoro] transformaram-se em três perdizes encantadas que devoravam caçadores, depois [é claro] de sua mãe os cozinhar em panelas de sete camadas de ferro. [Uma única concessão à realidade era a de que, quando dava aulas, o professor se disfarçava de pessoa comum. O mesmo com as filhas, quando iam às compras].

Nenhum comentário:

Postar um comentário