terça-feira, 2 de abril de 2013

02 de Abril

Mil e uma bocas


A primeira expedição a escanear o litoral em busca da foz do rio Amur-Daria resultou em rotundo fracasso. [O caráter lendário de tal viagem se patenteia não só pela época em que é situada (sempre “no tempo antes da nona grande tempestade”) como pelo nome excessivamente apropriado de seu chefe Yursiraat, que no dialeto alto-Khazyr significa Explorador]. Certa seita xamânica chegou a defender a tese da inexistência do rio [sendo as evidências do mesmo apenas uma aparição diabólica]. As necessidades práticas de utilização da água falaram mais alto e tal seita [com exceção de sete] foi forçada a abjurar sua crença.

Sucessivas cachoeiras [que ex-aventureiros desanimados exageravam para mais de 300] impediam que os ahmitarianos descessem o rio até a foz [sendo sua fonte também desconhecida]. O rio era então um pedaço: saía do nada [do deserto – na verdade de montanhas antes do dito] e sumia nos abismos. Pensadores [igualmente desanimados] comparavam o rio com a vida, mas pouca repercussão tiveram.

O rio [na verdade] se divide em bocas [algumas não mais largas que dois ou três centímetros] antes de mergulhar na água salgada. Vergonhosamente para os geógrafos, o mistério só foi descoberto no começo do século XIX por mercadores de esterco. Geógrafos tentaram redimir-se buscando o número de bocas, e um relatório assinado por agrimensores do Exército em 1854 estabeleceu-o em exatamente mil e uma, naquela que é provavelmente a estatística mais duvidosa de Amhitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário