quarta-feira, 3 de abril de 2013

03 de Abril

A ceia do amor


O dia 7 do mês de Ramadan [dia 49 de Zyhrrak no calendário Khazyr, ou 3 de abril dos hereges] compete com dezenove outros para ser a data da entrada de Marco Polo no reino de Amhitar. [O levantamento do número de dias (além de perorações sobre a viagem) constam em artigo (não assinado) do caderno 2 da Gazeta de Tashkent, edição de 15 fevereiro de 1960.] O fato em si é menos incerto: em 3 das [no mínimo] 9 versões existentes das memórias do famoso viajante consta uma passagem na qual ao entrar no país é recebido com uma ceia de pão roxo com manteiga de elefanta, sendo este o prato nacional à época.

As versões divergem quanto às circunstâncias de tal refeição. Em duas delas [seguidamente acusadas de serem falsificações] o [jovem] Marco enche a barriga na casta companhia de seus dois tios. Na terceira [a qual infelizmente (o adjetivo consta no artigo) ostenta sinais de papel e tinta que sinalizam para sua antiguidade se não autenticidade] o rapaz tem seu banquete numa tenda só com uma jovem morena [de colar e joia negra na testa] cujo comportamento e palavras [além de esguia beleza] permitiriam qualificá-la como uma moça que concede mais importância ao ouro que à sua honra ou ao amor [na insuportavelmente pudica descrição do autor anônimo].

A fama do viajante e um decreto nunca revogado do breve governo do General Chavkat explicam a presença deste fato nas efemérides nacionais. Os detalhes do repasto são compreensivelmente omitidos nos discursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário