quinta-feira, 11 de abril de 2013

11 de Abril

O mais tedioso dos homens


A pá mecânica de uma motoniveladora feita na fábrica Alvorecer das Nações [na Rutênia Subcarpática] hoje em 1952 estabeleceu esta que compete pelo [duvidoso] título de mais obtusa destas Efemérides. [A rua que o Subcomitê de Transportes queria pavimentar se chamava inevitavelmente Avenida do Guia Genial dos Povos o Grande I. V. Stalin].

Na presença do Subsecretário regional do Partido a máquina retirou estrato rotundo de poeira solidificada e descobriu que a via já fora pavimentada antes. Pesquisas em arquivos encarquilhados de mofo revelaram que a pavimentação fora inaugurada em 1856, comemorando o 7º aniversário da ascensão do SemiSultão Dhoxrux [tal ridículo título fora uma concessão para apaziguar o titular deste cargo, então residente em Bagdá].

A avenida fora construída – depois fora esquecida. Assim foi o reino do mais tedioso de todos os homens - a expressão é do insuspeito [porque geralmente deslumbrado] historiador Java Kharlilah. Dhoxrux chegou ao poder e deixou o poder - e pouco parece ter acontecido entre tais duas datas. [Exceto os banquetes em Palácio nos quais todos os pratos (e até mesmo os copos d´água, segundo testemunhos talvez eivados de exagero) regurgitavam de manteiga de leite de elefanta].

Claro, enquanto nada acontecia, algo acontecia. A ferrugem ganhava os rifles, os buracos perfuravam as muralhas e a poeira cobria as ruas. No mesmo ano, o poeta Dilbar Otajan publicou Nuvens de Mármore Cinza, título algo profético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário