quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril

O Filósofo

Os historiadores e patriotas em geral têm rejeitado o epíteto de Yursinoy Bakhram como O Platão de Amhitar. Filósofos da École Normale Supérieure parisiense concederam-lhe este apelido [ingenuamente] nos anos 1950 como um elogio. [A informação de que a dupla inconformista Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir estivesse à frente do movimento é no entanto apócrifa].

A originalidade [e possível superioridade] do filósofo amhitariano sobre seu contraparte grego [segundo seus fãs] deve-se não apenas à sua antiguidade [embora haja poucas evidências de que Yursinoy seja mais antigo que Platão – de fato, há poucas provas de sua existência real] mas de que enquanto os gregos falavam metafísicas que ninguém vivia, o amhitariano filosofava no mundo agora-e-aqui.

O Discurso da Galinha consiste no maior exemplo dessa alegada simplicidade. Yursinoy definia a galinha como um ser com duas faces: interior e exterior. Há uma galinha-para-o-mundo e uma galinha-para-a-galinha [seu rosto interior, que não se confunde com sua pele virada ao avesso]. De tais noções vinha a relação da galinha com tudo o que é não-galinha, extrapolada [depois de meia dúzia de silogismos] para a relação eu-e-o-mundo.

A grande semelhança ocorre não com Platão mas com seu mentor Sócrates – o Estado da época condenou Yursinoy a tomar uma malvada beberagem. Há uma versão de que ele, ao tomá-la, subiu aos céus. Outra, de que se tornou uma galinha [esta odiada pelos patriotas mais exaltados].

Nenhum comentário:

Postar um comentário