terça-feira, 7 de maio de 2013

07 de Maio


A Dupla
Uma versão [provavelmente apócrifa] afirma que a furiosa ensaísta Shalina Kharinaat e a doce poetisa Iroshka Maruf [apesar de sua incompatibilidade em tudo o mais] seriam na verdade gêmeas, separadas [de forma talvez não acidental] na maternidade de Shamarkhaant. [O epíteto de Furiosa se deve mais a seus (não poucos) inimigos literários]. 
No mesmo ano [na verdade no mesmo dia] em que Iroshka publicava o seu Gatinhos de Doce Porcelana Shahlina [em uma taverna frequentada pelos sete únicos anarquistas de Amhitar da época] lançava no dia de hoje em 1898 [em uma brochura anarquisticamente sem capa] o seu Al-Ghurinahtt-el-Kabhutiir [geralmente traduzido como O Poder Invencível da Vagina Alarmante].
A  menção da quinta palavra do título na sociedade amhitariana da época [ou em qualquer sociedade em qualquer época] seria suficiente para  tempestades de escândalo, e mais ainda reforçada por capítulos como No Princípio era a Vagina [e a Vagina era Deus] ou Da Prova cabal da superioridade das vaginas sobre seu ridículo contraparte. A autora propunha uma sociedade na qual os homens seriam escravos, não só sexuais como econômicos.
Iroshka Maruf lhe enviou o bilhete Eu também sou você apesar e o significado desta linha varia desde que a boa moça na verdade invejava a rebelde, até a de que o bem e mal podem até simpatizar, sem deixar de ser opostos. Esta última versão, mais conveniente para  as famílias de Amhitar, acabou sendo a mais difundida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário