quinta-feira, 9 de maio de 2013

09 de Maio


O dia da Imarcescível Vitória dos Povos Livres na Grande Guerra Patriótica
Quis o Destino [mas o Destino não quer nada] que o Herói de Amhitar fosse o baixinho, gordote, frouxo e puxador de uma perna Aleksiei Ilianovitch Bolkhonski [na verdade Alimova Fehruz (sendo assim que era conhecido fora dos comunicados da agência de notícias soviética Tass)].
Naquele 9 de maio de 1945 Stalin tinha dois problemas – o primeiro era como se manter no cargo [o problema de todos os tiranos e líderes democráticos] e o segundo era como parecer a todos os seus povos que a vitória pertencia a cada um deles [problema que, no fundo, recaía no primeiro]. Um censo apontara 160 nacionalidades, religiões e povos no país e todos tinham de estar presentes na queda do Reichstag em Berlim.
Um grande esforço da NKVD conseguira reunir 159 – faltava alguém de Amhitar. Stalin berrou para o Marechal Jukov que berrou para Timoshenko que berrou de volta e a batata quente caiu para os escalões inferiores, que descascando as mesmas na cozinha da 3a companhia do 435o batalhão da 769a divisão encontrou Alimova [as histórias de que se escondeu debaixo da cama acabaram por cair no descrédito, de tão contestadas pela imprensa patriótica].
No grupo [na verdade uma multidão] que sobraçando a bandeira vermelha invadiu a sede hitleriana consta [ao final] um baixinho. Tropeçou no casaco [essa parte inexplicavelmente não foi cortada da filmagem oficial e sempre causa alguns risos].

Nenhum comentário:

Postar um comentário