terça-feira, 14 de maio de 2013

14 de Maio


O Primeiro Turista
E René Caillié conseguiu afinal, e triplamente: foi o sétimo ocidental [dizem] a conhecer o Reino de Amhitar e ganhou o nome de uma canhoneira fluvial na Troisième République [utilizada para guerras coloniais]. [Sua terceira proeza, a de primeiro visitante do Mali e do Níger, tem sido não pouco contestada pois, ao contrário de Amhitar (lugar sólido) há dúvidas quanto à existência de tais supostos acidentes geográficos].
Um quarto feito obteve menos divulgação embora [talvez] maior importância: os sérios [e um tanto chatos] viajantes da época [os Saint-Hilaire, Martius e Humboldt da vida e da morte] moviam-se carregados de malas, carregadores, pincéis, diários de viagem, livros de velhos geógrafos árabes que ninguém mais lia, diplomas de História Natural nas [raríssimas] universidades da época e uma erudição irritante.
O jovem francês [ao contrário] saberia explicar menos que qualquer um por que saiu de sua terra e foi se meter no mundo alheio. Ao contrário dos sóbrios sábios que o precederam não queria salvar o mundo [nem mesmo se interessava muito por ele]. Glutão inveterado [não necessariamente de alimento] o rapaz queria comer: sensações, sabores, odores, paisagens, e mais que tudo queria a sensação de Ei, vejam só, eu estou aqui! - e ir embora.
Por sua doce [alguns diriam estúpida] irresponsabilidade, não deixou de ter seu galardão: o dia de hoje [dia em que em 1821 cruzou as fronteiras amhitarianas] foi declarado Dia do Turista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário