sábado, 20 de julho de 2013

20 de julho

O Dia Nacional de Repúdio a Amhitar a Imbecil

Desafortunadamente, do documentário Jornada pelo Turquestão Ocidental antes de seguir para a segunda montanha mais alta do Mundo [do audacioso explorador o Duque de Abruzzi] restaram apenas 7 minutos e meio, recolhidos [e juntados a outros filmes do Duque] pelo precioso portal Europeana.eu. Contava com 68 minutos, dos quais o mais controverso [o quadragésimo-quinto] se encontra oficialmente desaparecido.

Tal pedaço descrevia certo país de gente suja e plena de preguiça, só disposta ao roubo e à comilança... esta terra é Amhitar, a Imbecil.

Este pequeno trecho fez a multidão apedrejar [não sem injustiça] os três cinemas nos quais esse filme foi exposto [hoje em 1912]. Ondas de poemas de repúdio, quebra-quebras e ameaças de invadir a Itália sacudiram o país até que o governo do General Chavkat oficializou a data como estímulo ao fervor patriótico.

As acusações ao Duque têm variado desde ser um riquinho ocioso que desperdiça seu tempo em viagens pseudo-científicas até ser na verdade um espião fascista desejoso de colonizar o país [pois era primo de Vítor Emanuel II, o Rei que protegeu Mussolini]. A explicação mais racional é que o Duque perdeu o perfeito cavalheirismo que o caracterizava pois esperava de Amhitar grandes exotismos, como altas montanhas e cavernas de safiras púrpura. Como não viu nada disso, o calor e os mosquitos o fizeram perder a calma. Tal explicação [compreensivelmente] não tem tido grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário