quarta-feira, 24 de julho de 2013

24 de julho

Fatos possíveis

As 47 mil versões da batalha de Zhongor tiveram origem em três estrofes de poema do cronista do século XII NilufarAl-Wazahari [seu sobrinho Abdul Al-Wazahari (demonstrando pequeno amor familial) contestou tal número como fantasioso exagero]. Retirando-se as [não tão poucas] versões que contestam a existência da própria batalha, o dia de hoje [do ano 888 dos hereges] como sua data é talvez o único ponto unânime, sendo tudo o mais discutível.

Em uma das versões os invasores Kazaks fugiram pelos três passos das montanhas, sendo em dois deles massacrados. Em outra, escaparam para o deserto e 99 em cada 100 deles pereceu de sede. Em outra não fugiram – e a derrota das forças patrióticas foi suavizada pela coragem demonstrada, que inspirou outros a lutar pela liberdade futura.

As contradições também pululam a nível micro – uma das histórias mais populares mostra Donyhor al-Temurbek [em um de seus múltiplos avatares] tocando sua trompa e partindo para o ataque no alto de uma colina. Em outra toca um tambor. Em uma terceira não toca nada, pois a ação noturna exige silêncio absoluto. Na quarta não toca nada - pela boa razão de que não esteve na batalha, sendo outros os heróis nacionais presentes.

Alguém ousou afirmar que a quantidade de bravatas ditas pelos sobreviventes da refrega [e contadas a filhos e vizinhos, exageradas e por estes desdobradas] deram origem ao número canônico de versões. E esta versão tornou-se a de número 47.001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário