segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30 de Setembro

O herói de óculos

De todos os títulos [nem todos honrosos] concedidos ao herói nacional amhitariano Donyhor al-Temurbek o mais infame foi [talvez] o de Zybiat-ul-Ilyos, que [em interpretação não isenta de arbitrariedade] tem sido traduzido como O Supremo Garoto Pacato e Estudioso.

Hipocrisia de uma Sociedade que prega uma coisa e valoriza outra! – disse em [raro] rompante de paixão do geógrafo Serguei Kovinev, o qual também cedo aprendeu o ditado Larga desses livros e vai brincar na rua, menino! – cuspido pela mãe a cada dia sim e no outro também. [Nisso continuava uma tradição de autores amhitarianos, todos eméritos meninos sardentos de óculos fundo-de-garrafa].

A tal infame versão pregava que o pequeno Temurbek atravessou a infância e a adolescência entre tomos de enciclopédia e reclamações de avós, mãe e irmãs, e os gritos dos garotos a correr na calçada [que soavam como música a seus ouvidos, só que como música de pterodátilos tocando violinos desafinados]. Isso além da inexistente namoradinha.

Um grupo de garotos [não surpreendentemente] pálidos, magros e com os inevitáveis óculos conseguiu em 1973 a consagração do dia de hoje a esta versão do grande vulto nacional. [Para escândalo dos ortodoxos, que queriam um Temurbek desbravador de batalhas e garotas]. Na prática, hoje é conhecido como Dia dos Nerds, e se comemora com cachorros-quentes com excessiva mostarda e apostilas picotadas ao vento – mas isso [as dúvidas são poucas a respeito] não passa de gozação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário