terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 de Outubro

A dúvida de Lênin

A múmia de Lênin [ou talvez o próprio Lênin] visitou Amhitar hoje em 1923. [São controvertidas as opiniões. Uma enquete de 1980 da Universidade de Dacca contabilizou os especialistas divididos em incríveis 50% a 50% - uns achando que Lênin veio, os outros que apareceu apenas sua taxidermia].

Quem [ou o que] tenha vindo, não se tratou exatamente de uma visita. A cabeça do Chefe apareceu pela janela do vagão especial do trem da Ferrovia Trans-Turquestão, a qual para a visita tinha sido renomeada Caminho de Ferro da Revolução e [o novo nome tendo sido reprovado] mudada para o inevitável Ferrovia do Grande Camarada Ulianov-Lênin.

Não saudou a multidão. Testemunhas [na verdade bem poucas] alegaram ter visto a barbicha grisalha, o olhar de vidro fixo à frente [fixo no Futuro da Revolução] disse o artigo de fundo do Pravda da semana seguinte, reproduzido no Voz do Proletariado Vitorioso, o jornal oficial do Partido no País.

A dúvida [compreensivelmente só discutida décadas depois] vem de saber se o Patriarca ainda estava vivo naquele momento. [As enciclopédias afirmam que não duraria muito, morrendo no janeiro seguinte]. Alguém pode ter encenado uma farsa para retardar o anúncio à população.

Duas testemunhas [não sem alguma ousadia] afirmaram que ele lhes pareceu de um infinito cansaço, mais do que físico. E uma delas acrescentou que viu o Chefe quase piscar o olho, um piscar melancólico de quem diz Afinal, não sei se eu estava certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário