quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14 de Novembro

O Britânico

Os Kazaks [ao leste] e Turkmans [ao sul] atribuem aos amhitarianos uma fama de pouco inteligentes, a que os nativos de Amhitar respondem com uma [compreensível] fúria. Tal fama [no entanto] não veio de gente próxima, mas de certo [chapéu cartola, terno cachemira e nariz de ponta] John Hopley Nelligan.

Os ingleses se espalhavam pelo mundo e este jovem filho de banqueiro falido resolveu espalhar-se por Amhitar [Sir Arthur Conan Doyle na Aventura de Black Peter contou o afogamento de seu pai em tétrica tempestade]. Nada fez de muito extraordinário [nem em Amhitar nem fora dela] a não ser escrever [em capítulos publicados na revista The Strand] umas histórias sobre o país visitado [e o fato de não saber nem uma sombra de dialeto local faz com que (não poucos) suspeitem do caráter ficcional (ou plenamente falso) de suas histórias].

Acusa os amhitarianos de cegos [por não matarem as vacas para comer]; de indecentes [por suas mulheres não usarem espartilhos]; de indolentes [por não investirem em ações da Bond and Share Ltd. (das quase incontáveis Bond and Share Ltd. que os anglos espalharam pelo mundo)] – acusava-os, em suma, de não serem suficientemente ingleses.

A obra [previsivelmente] só fez sucesso entre os vizinhos [e rivais] de Amhitar. Uma nota favorável a ela saiu no Daily Mail, assinada por A C Doyle. Dizem que o próprio Nelligan a fez para se atribuir a aprovação do romancista, mas [não poucos] creem que era tolo demais para tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário