terça-feira, 24 de dezembro de 2013

24 de Dezembro

O Dia do Aborrecimento

E o Khagihraz-el-Gunmibohl invadiu o mundo! O maior dos sucessos nacionais se espalhou por todo o planeta em data [esperavelmente] imemorial, fazendo de todos os países [sem o saberem] simples servos do Reino de Amhitar neste 24 de dezembro dos hereges [ou dia 20 do mês Safar da Hégira, ou 199 do mês Zyhrrak do ilógico calendário Khazyr].

Uma tradução antiga [não incontestada] verte Khagihraz-el-Gunmibohl como O Dia do Aborrecimento e tal característica apenas acende o patriotismo dos radicais. Segundo eles, todos os países reúnem a alegria em poucas datas (carnavais, religiosas e outras) deixando o resto do ano presa fácil para a tristeza e o desentendimento.

Amhitar [ao contrário] em vez de datas alegres criou um dia oficial para a tristeza, e não só ela: hoje [dizem velhíssimos pergaminhos] todos eram obrigados a discutir por mínimas coisas [até por um palito de fósforo ou atraso de meio minuto era permitido]; ressentimentos deveriam ser trazidos à tona; para facilitar as rusgas, as pessoas deveriam ficar juntas e beber um pouco demais. A tristeza se concentrando em um só dia, o resto do ano ficava livre para a positividade.

Mercadores estrangeiros copiaram a festa e a espalharam pelo mundo, mas distorcida: no resto do mundo, a data é [teoricamente] de alegria – e esse sentimento forçado faz com que o dia seja na verdade de brigas, melancolia e choro, como o era em Amhitar – e para os patriotas, isso consagra o pioneirismo nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário