quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

26 de Dezembro

Anjos sem asa

Os Anjos de Amhitar são Terríveis e essa frase [por tempos atribuída a um imitador de Abdul Al-Wazahari e que depois se descobriu ser dele mesmo] só demole sua sesquipedal banalidade pelo seu meio de Amhitar. Tal pequeno adjunto adnominal vale por um tratado teológico de não pouca originalidade – as concepções angélicas variam titanicamente mas em algo todas concordam – os anjos são iguais em todo o mundo e em todo o universo [sendo tal pretensão universalista (dizem os eternos críticos não sem certa dose de agnosticismo) decorrente do absolutismo eu-sou-certo-e-tu-és-errado que se esconde em cada religião].

De fato [continuam as únicas nove linhas sobreviventes do macerado pergaminho de Al-Wazahari] os anjos amhitarianos nada têm em comum com os bichinhos de olhos azuis e pele de bebê que se veem em gravuras e filmes de Hollywood: para começar eles não têm olhos – pelo menos alguns deles. Outros [o que os torna ainda mais monstruosos] têm 399 deles [não se dando o sábio ao trabalho de revelar quem fez tão rigorosa contagem]. [Previsivelmente] também não possuem asas.

O pior dos anjos amhitarianos [no entanto] é sua atitude; não são mensageiros de nada – não consolam, não frustram. Apenas observam – como os peixes em volta do Titanic devem ter observado. Por tais características, os anjos de Al-Wazahari nunca gozaram de popularidade e só Deus [ou os anjos mesmo, quem sabe] explicam sua permanência nestas Efemérides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário