terça-feira, 31 de dezembro de 2013

31 de Dezembro

O Quarto dos delírios de Amhitar

Iroshka Maruf [O Amor e os Sonhos são Terríveis] deixou sua casa em uma noite de Tempestade no dia anterior àquele em que completaria quinze anos [um Tempo que meu passado já não recorda] em busca de uma sombra.

A poetisa voltou à primeira luz do dia, com um lenço de lã [o qual não levara ao partir] e um escaravelho semelhante a ouro [cujo aspecto antigo e vestígios de areia inevitavelmente geraram especulações de que seria relíquia de um reino de eras esquecidas]. Pediu um beijo da avó, [um caldo de aveia da avó], e um maço de papéis finos. O Poema para Aqueles que Não Esperam revelou ser o mais misterioso [e o mais lúgubre, segundo alguns] dos trabalhos da escritora.

Não se trata de amor – o Poema se refere a um Reino que [mais do que banalmente ter existido, ou não existir nunca] acontece de maneira fictícia, abrangendo inclusive as pessoas que nele [pensam que] vivem. Sua quinta [e principal] parte afirma como um rapaz [vestido de branco com botões dourados mas que, aparte disso, ela não descreve com detalhes] deu a ela as duas pequenas lembranças e colocou seu dilema: revelar a todos a inexistência [inclusive a da própria poetisa] e arriscar perder a tudo e a si, ou continuar a ficção [ou farsa, segundo intérpretes mais pesados]. [Estes dizem (não sem certo masoquismo) que tal Reino inexistente seria o próprio Amhitar].

Perguntavam-lhe. A poetisa sorria e olhava o escaravelho [que a essa altura causava arrepios].

Nenhum comentário:

Postar um comentário